sábado, 8 de janeiro de 2011

Direitos humanos

Direito à vida, à liberdade e à segurança? A declaração dos direitos humanos, assim como mais um emaranhado de leis, principalmente a constituição federal brasileira, construídas "democráticamente" neste país são belas, completas e "asseguram" muitos direitos. Mas as pessoas estão preparadas pra se defenderem? E mais. As pessoas estão preparadas pra respeitarem os direitos alheios? O estado é composto apenas de gente que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas? As oportunidades são iguais mesmo ou é mais um discurso retórico? Aquelas pessoas que nunca tiveram nenhuma oportunidade, se quiserem e na hora que quiserem conseguirão romper a barreira que as seguram na miséria, econômica e intelectual? Nós, enquanto cidadãos conscientes, o que fazemos? Discutimos esse assunto tão importante, mas continuamos a votar nesse ou naquele político corrupto e safado. Ao sairmos com o nosso carro, insistimos em jogar o lixo pela janela. Ao comprarmos qualquer coisa, esquecemos de pedir a nota fiscal. Sempre damos aquele jeitinho, efusivamente festejado Brasil afora.

O que tem que ser feito? Onde está a solução? Quando a trágica pirâmide social será colocada no chão para que uma nova forma possa surgir? Talvez não precisemos de nenhuma forma geométrica para representar nossa sociedade, mas isso ideológicamente. Sinceramente, acredito que o mundo possa mudar, acredito que nosso país possa mudar, penso que as pessoas possam mudar, mas sinceramente, enquanto as leis e as instituições privilegiarem quem tem mais dinheiro e ou poder, sempre existirá uma gigantesca massa de manobra, ou seja, nós.

O que resta é discutir o tema, aprofundar as reflexões, já que se não podemos ter uma ferrari, ou passar as férias em paris, muito menos passar 15 dias num cruzeiro no atlântico, então que exerçamos nossa liberdade de pensamento para sonhar com um mundo melhor, uma sociedade melhor, sonhar com pessoas melhores.

OBS: Sem cruzar os braços, é claro.

Nenhum comentário: