domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos pais

 
Meu pai não teve tempo de me ensinar muita coisa. Não teve oportunidade de me ensinar o que é ter um pai. Por outro lado, por ter me deixado cedo, involuntariamente me ensinou a me virar sozinho. 
Óbvio que minha mãe tentou fazer os dois papéis. Em alguns momentos ela até conseguiu. Mas existem algumas coisas que somente os pais podem ensinar e eu não tive esse privilégio. Não sou melhor e nem pior do que ninguém por isso. Apenas tive que correr atras das minhas coisas sozinho e aprendi muito com minha mãe, mas também aprendi muito sozinho também.
Andei muito, saí de casa, morei sozinho em vários lugares, conheci muitas e diversas pessoas, fiz muitas amizades, algumas delas foram eternas enquanto duraram, também me apaixonei inúmeras vezes e em todas elas eu fui capaz de amar incondicionalmente.
Todas essas aventuras me fizeram quem sou hoje e o melhor de tudo é que continuo aprendendo muito. Aprendendo a viver vivendo. A figura do meu pai não faz falta porque não sei o que é isso. Mas a vida que tive me ensinou muitas coisas e hoje eu tento ser um pai que eu não tive. 
Meus filhos talvez se lembrem de mim com saudades quando eu morrer, talvez nem se lembrem, mas acredito que todo pai faça sempre o melhor, na intenção de acertar, mesmo que nem sempre isso aconteça. 
Os meus filhos tem o direito de escolher coisas que eu não ensinei pra eles da mesma forma que eu fiz muitas escolhas independentes daquilo que minha mãe me ensinou. Isso é perfeitamente natural quando essas escolhas não ultrapassam os limites dos valores que, de um jeito ou de outro, são oriundos da família. 
Sei que não sou infalível, aliás, quem é? Espero, ao menos, um dia reconhecer em meus filhos aquilo que sonhei eu mesmo realizar ou me tornar. O que é ser pai senão uma eterna busca de realização de sonhos que fomos incapazes ou não tivemos oportunidades de realizar.
Amo meus filhos, quero o melhor pra eles. Sempre! Mas não me cobrem perfeição, pois erro e erro muito com eles. Meu consolo é que sei que a balança ainda está favorável. Me esforçarei pra ser melhor pai do que fui como filho.
Feliz dia dos pais, pra mim mesmo e pra todos os pais. Feliz dias dos pais sem presente algum e sem comemoração alguma, por que ser pai, assim como ser mãe, não é um fato pra se celebrar em apenas um dia.

Nenhum comentário: