domingo, 13 de março de 2016

Golpe

A história do Brasil está recheada de golpes. 

GOLPE quando os marechais derrubaram D. Pedro II com o discurso de que seriam a salvação para a pátria ainda em formação. GOLPE político-midiático, liderado por Lacerda, que culminou com o suposto suicído de Getúlio Vargas. GOLPE quando instauraram no Brasil um parlamentarismo para limitar os poderes de Jango. Sobre Jango há o mais deprimente dos GOLPES, quando os militares assumem um governo como se fossem, mais uma vez, os salvadores da pátria. GOLPE quando impediram JK de retornar nas eleições que deveriam acontecer em 1965 e anos mais tarde o assassinaram. 

Em todos esses GOLPES não há indícios da participação popular. Não há a participação das pessoas que de fato construíram nosso país. Em todos eles a história afirma que foram organizados conveniente pelas elites brasileiras, com a conivência conveniente das classes médias. A partir de 2013 temos visto um movimento muito perigoso no Brasil, um movimento já vivido em outros momentos e mais uma vez é percebido a mesma agitação que precede mais um GOLPE. 

Diante de todas as aberrações que hoje vi nas manifestações o que me resta é a preocupação, ainda mais quando vemos pessoas convictas de que estão fazendo a coisa certa. Algumas bandeiras levantadas nas manifestações de hoje até uma década atrás jamais teriam sido levantadas. Defender a volta da ditadura é inaceitável; ofender, ameaçar, romper com a democracia já tão maltratada em nosso país é simplesmente preocupante. Hoje foi um péssimo dia. Sinto-me péssimo e descrente dessa parcela da população que desconhece a história. 

Também sou contra a corrupção, óbvio, quem não é? Mas de qual corrupção estamos falando? Toda a corrupção ou só de um partido? De todos os políticos ou só de um? Impedimento da presidenta apenas por que estamos descontentes com sua administração? Nesse item, quero lembrar que também não estou contente com a administração da Dilma, e digo isso com tristeza, pois votei nela. Mas não há nada definitivamente que justifique legalmente a saída dela a não ser conveniências outras que apenas podemos supor. E pedir a saída da presidenta apenas por que não gostamos dela ou do jeito como ela conduz o país, pra mim é GOLPE. Querem que a justiça prenda LULA? Tudo bem, há acordo nisso também, desde que ele seja julgado e condenado com base em provas factuais e não em suposições imaginativas de uma mídia que também tem suas convicções. Mais que isso, que prendam Lula, Aécio, Alckmim, Richa, Cunha e todos os outros políticos brasileiros envolvidos em escândalos de corrupção. 

Que todos os brasileiros apoiem a operação Lava a Jato, mas também todas as outras operações da polícia federal que sequer são citadas nos jornalões do nosso país. Enfim, nossa democracia foi conquistada com muito sofrimento e dor e sangue para que agora mais um GOLPE seja dado e que nós, brasileiros, sejamos privados deste tão importante direito. Direito, inclusive, que permite que saiamos às ruas para protestar sobre quaisquer temas que acharmos relevantes. Eu, como professor de história, jamais achei que viveria um tempo como esse. Achei que ficaria apenas nos livros de história. Achei que tínhamos avançado tanto que seria impossível retroceder a tempos tão sombrios. Só achei, e agora aquilo que eu mais odeio na história do Brasil ressuscita diante dos meus olhos. 

GOLPE.

Nenhum comentário: