quinta-feira, 26 de maio de 2011

Kaloré e o Basquetebol

Aconteceu em Apucarana nos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 25 de maio a etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná – JEP’s e o Colégio Estadual Abraham Lincoln enviou a equipe de basquete da escola como representante do município. A equipe, composta pelos estudantes Airton, Jef, Du, Digo, Hítalo, Bruninho, Lucas e Giovani foi formada as pressas e a maioria do time treinou muito pouco tempo. Alguns dos jogadores do time nunca haviam tido contato com a modalidade, mas demonstraram muita garra e vontade de aprender. Alguns até mesmo trocaram o futsal pelo basquete e isso considero uma atitude bastante corajosa, já que começar do zero um esporte que nunca teve contato é muito difícil e também porque o basquete não é fácil como pode parecer. Quero parabenizar a todos os jogadores, sem excessão, mas quero dedicar um especial agradecimento ao Airton e ao Jef, que por serem os mais experientes do time, souberam liderar a equipe com responsabilidade e dentro das possibilidades da equipe contribuíram para o aprendizado dos demais. Quero agradecer também aos professores que estiveram acompanhando os estudantes durante os jogos. A professora Iraci que permaneceu alojada junto com a equipe de vôlei de areia, mas que não deixou de dar sua contribuição à equipe de basquete. À professora Darlene que também fez o que pode para auxiliar de alguma forma. Gostaria de agradecer especialmente ao professor Jaime, Diretor do colégio, que não mediu esforços para que a equipe de basquete tivesse todo o apoio possível para participar do evento, estando presente nos jogos e prestando auxílio valioso para a tranqüilidade e conforto dos atletas alojados. Não posso deixar de agradecer também ao Departamento de Esportes, na pessoa do Lambari que providenciou os agasalhos do município e também um dos uniformes do time. Também agradeço ao Departamento de Educação, na pessoa da Margarete, que proporcionou o transporte na ida e na volta de Apucarana.

O Evento
Foram inscritos 6 equipes na edição deste ano dos JEP’s e houve apenas uma chave com todos os times. Tivemos 5 jogos e nenhum foi fácil, apesar de termos vencido de Borrazópolis. Com o nível e a quantidade de treinos efetuados pela equipe de Kaloré não dava pra competir de igual pra igual com os time do Colégio São José, de Apucarana e a equipe do Colégio Mãe Digníssima, de Arapongas. As demais equipes, apesar de serem de escolas públicas também, tem uma estrutura de apoio à modalidade e assim suas equipes estão melhor preparadas. Diante do que foi apresentado e das dificuldades técnicas que tivemos durante a competição, considero que o evento proporcionou um aprendizado muito importante para os nossos atletas e serviu também para que possamos melhorar a qualidade dos treinamentos.

Apoio
Ficou claro que nossa equipe ainda tem muitas dificuldades, mas que todas elas são superáveis se tivermos o apoio tão necessário e quando falo de apoio não estou falando somente de horário pra treinar, de transporte e uniformes, estou falando da contratação de um Técnico, que pode ser um acadêmico de educação física que ficasse responsável pelo basquete; estou falando da compra de materiais esportivos, que inclusive já foram orçados pelo Lambari, como o par de aros retráteis, bolas (umas 5 de borracha e umas 2 de couro), coletes para o treinamento e o principal que é a modalidade passar a fazer parte efetiva das aulas de educação física do colégio para que haja um primeiro contato dos estudante com o basquete e assim haja a possibilidade de forma uma base da modalidade em nosso município.

Treinamento
Conversei com o Jaime e assim que eu voltar da minha licença vou dar início à formação da categoria de base, o famoso “bezinho”. Com a ajuda dos atletas que já praticam o basquete, estaremos divulgando a escolinha de basquete para que no ano que vem possamos inscrever também os pequenos nos JEP’s e para que estes possam ter a possibilidade de contribuir com o “A” nos anos posteriores. Tenho certeza de que a modalidade terá o apoio necessário para a efetivação dessa meta, que não é só minha, mas também de todos os atletas que praticam o basquetebol.

Futuro
Se nossas autoridades puderem e compreenderem que é necessário dar todo o apoio aos esporte no município, talvez num futuro não muito longe possamos estar colhendo bons frutos desse investimento. Tenho certeza que há potencial. O que está faltando é justamente nossas autoridades entender que qualquer dinheiro gasto com esporte não é despesa e sim investimento. Investimento no futuro da cidade, na juventude, na prevenção de vícios, enfim, os benefícios são muitos e diversos, basta apenas que consigam ver todas essas possibilidades.
Estaremos nos próximos dias nos organizando para encaminhar um pedido formal ao Executivo e Legislativo com todas as nossas reivindicações e também, se possível com uma planilha de investimentos mínimos para a apreciação e execução dos mesmos.

Nenhum comentário: