sexta-feira, 2 de julho de 2010

País do futebol – Parte II

Hoje, antes de encerrar o primeiro tempo do fatídico jogo da copa do mundo, saí de casa. Por vários motivos, mas o principal é que precisava pagar algumas contas. Não estranhei nada todos, sem exceção, os comércios fechados, afinal estava acontecendo uma grandiosa apresentação da nossa seleção canarinho em mais uma copa do mundo da FIFA. Paramos tudo por conta disso. Nós brasileiros temos o poder de esquecermos que o mundo, apesar de parecer, não para. Como não encontrei nenhuma loja aberta, nem lotérica, repartição pública e muito menos um banco aberto, voltei pra casa, afinal não podia perder o segundo tempo do jogo. Mas perdemos o jogo, e de virada, pra Holanda. Jogamos muito mal a segunda etapa, poderíamos ter matado o jogo no primeiro tempo, como disseram alguns comentaristas esportivos, mas nossos jogadores não tiveram garra suficiente.

E depois do apito final o que ocorreu pelas ruas da cidade foi um show espetacular de suposições fantasiosas. De opiniões positivas e ou negativas, de possibilidades que deveriam ter sido aproveitadas. Teve acusações gravíssimas a esse ou aquele jogador que não se empenhou o suficiente. O treinador, coitado, foi o mais avacalhado diante da derrota e da desclassificação da única seleção pentacampeã do mundo.
Mas o pior de tudo isso é pros torcedores brasileiros é ver a Argentina jogando bem, com o Cheirador dando pequenos shows particulares a cada coletiva pra imprensa. Isso dói muito, confesso. Eles bem que poderiam ser desclassificados também! Todo o brasileiro agora volta suas atenções ao time quadrado da Alemanha se auto declarando alemão de nascimento. Desde criancinha! É uma expressão bastante utilizada neste catastrófico pós desclassificação.
Bem, mas... e daí? A seleção perdeu, de virada, foi vergonhoso, segundo alguns mais apaixonados, mas o que muda? Talvez com a derrota este imenso país possa acordar do sonho de berço esplêndido e quem sabe começar a enxergar melhor. Talvez tenha sido necessário a derrota para que possamos ver os acontecimentos ao nosso redor com maior clareza, sem a escamoteação deliberada da copa do mundo.
Façam um exercício de imaginação simples: o Brasil consegue o título de hexa campeão mundial!! Se isso acontecesse, a exemplo das outras cinco vezes, teríamos um longo período de grandiosas festas e comemorações. Nossos heróis nacionais seriam todos banhados com as honras devidas a quem realmente leva e eleva o nome do país internacionalmente! Nós brasileiros, privilegiados por termos nascido no país do futebol.... Grande bosta!

Pão e circo como sempre pela história a fora. Enquanto isso as vítimas da enchente do nordeste sofrem, morrem, sentem fome,sede e frio. É isso ai Brasil... enquanto isso nossos políticos continuam metendo a mão no dinheiro público descaradamente!! Enquanto estamos hipnotizados diante do grandioso feito, as condições da educação no Brasil estão cada vez piores, mas os índices nos dizem que podemos comemorar!

Confesso que achei muito legal o Brasil ter perdido, apesar de ter torcido fielmente pra seleção vencer, quem sabe voltemos a viver nossas medíocres vidinhas de todo dia sem nenhum sonho de grandeza e de conquista ou manutenção da hegemonia mundial, nem que seja do futebol.

Nenhum comentário: