sábado, 12 de abril de 2008

Feliz Natal!!!

O fim está chegando. Mas não se assuste, é apenas o fim de ano. Porém em sendo um fim, implica em coisas que habitualmente estamos acostumados e que não deveriam ser assim. Você já comprou todos os presentes? Como todo bom brasileiro, com certeza ainda não, afinal ainda há tempo. Tenho uma pergunta: qual é o significado do natal?

O senso comum diz que é a celebração do nascimento de Cristo e que devemos, nessa ocasião, cultivar os bons sentimentos, a fraternidade e a caridade, etc. Mas agora me ocorreu outra pergunta, aliás, inúmeras outras perguntas e por favor, me perdoem se eu tornar esse texto chato: qual é a ligação do papai noel conosco, brasileiros que somos? Porque, todos os anos, enfeitamos com o maior capricho as famigeradas árvores de natal em nossas casas? Ah! Qual é o motivo, escondido nas entrelinhas, pelo qual colocamos todas aquelas luzinhas nas fachadas de nossas casas, prédios públicos, praças, etc? Quantas vezes você já viu neve, além daquelas maravilhosas cenas de cinema ou novela? E as renas?

Se ao menos fossem burros, a gente entenderia. Pra todas essas e muitas outras perguntas existem respostas, o que não sabemos é que as respostas são dadas de acordo com muitos interesses. Por exemplo: o papai noel, em sua origem, pra surpresa geral, vestia-se de azul e que o vermelho foi adotado e socado guela abaixo de países como o nosso, para atender às conveniências de uma certa companhia de refrigerantes mundialmente conhecida. Assim, as respostas para as outras questões ficam subentendidas, e caso você não entenda, pô cara, faz uma forcinha. Estamos totalmente vinculados à cultura externa, principalmente daquele grandioso país ao norte do continente.

O natal, pobre coitado, é simplesmente mais uma data onde as pessoas gastam o que não tem pra que a lógica do mercado se justifique. É engraçado ver as pessoas discursarem, hipócritamente, que no natal as pessoas se tornam melhores. Pura bobagem demagógica. As pessoas deveriam ser melhores todos os dias, todos os anos, a vida inteira. Mas assim não é legal e assim não haveria presentes e assim onde iria parar o bom e velho saco do noel? Em nossas lareiras é que não. Até porque lareira não faz parte da nossa cultura, mas isso é uma outra pergunta.

Sendo assim, nós brasileiros e bons kaloreenses que somos, estamos condenados, digo, salvos, pelo grandioso espírito de natal e que, neste fim de ano todas as diferenças serão esquecidas e não haverá mais discórdia, pelo menos em quanto durar o fatídico dia de natal. Depois, estaremos livres pra voltarmos a ser o que éramos antes. Ou seja, voltarmos a ser ninguém. Mas ao menos seremos ninguéns cristãos.


SILVA, Edmilson R. Textos Sobre Assuntos Aleatórios, Mas Sem Importância Alguma. Edição Única. Kaloré: Liberdade, 2008.

Nenhum comentário: