sábado, 12 de abril de 2008

Pra que servem as letras?

Meu nome é Dins. Acho um belo nome. Meu pai colocou esse nome porque não gosta de palavras complicadas. Ouvia falar muito que o "Dins" era muito bom e durável. Ele achava muito bonito o som dessa palavra. Ao me registrar, ainda quiseram colocar Jeans, mas meu pai insistentemente e até teimosamente preferiu Dins. Bem, voltemos ao assunto. Pra que servem as letras? Fico pensando qual é o motivo delas existirem e não consigo compreender o porque desse amontoado de símbolos somente para representarem o que dizemos.

Se falamos e as pessoa ouvem, não há necessidade de representar isso de forma escrita e sendo assim acho uma inutilidade total e completa todo esse arsenal impresso que a humanidade acumulou no decorrer da história. Vejam bem, tentem acompanhar meu raciocínio. Tudo o que é escrito, por mais importante que seja, se é que existe algo escrito importante, mais dia menos dia acaba indo para o lixo. Sem falar que o que se escreve pode facilmente ser mudado, transfigurado, disfarçado e alterado, assim, ao meu ver, as palavras se fossem apenas ditas economizaríamos milhares e milhares de arvores.

Aí vocês podem me dizer que se nos comunicássemos apenas através da fala, as coisas que dissemos poderiam ser distorcidas, tudo bem, concordo com vocês, mas pelo menos economizaríamos as árvores. Há infinitas justificativas, mas vou me apegar apenas a uma e a mais importante é claro. Se não houvesse a palavra escrita não precisaríamos ler e venhamos e convenhamos isso não é o máximo? Imagina se não precisássemos ler uma linha de nada, de coisa alguma. Seria muito legal.

Na escola por exemplo, não existiria biblioteca, até porque é um espaço muito mal aproveitado. Tudo seria passível de se ouvir. Até as provas seriam apenas faladas. Sem papel e sem controle. Agora o melhor que a minha imaginação faz é ver as pessoas livres dos grilhões que as prendem dessa maldição que é a palavra escrita. No comércio por exemplo, os rótulos dos produtos poderiam ter dispositivos que nos dissessem o que precisássemos saber a respeito do produto. As compras poderiam ficar muito mais responsáveis e dessa maneira somente compraríamos o que fosse bom aos nossos ouvidos. Assim como meu nome. DINS, não é lindo?

Um dia desses uma pessoa falou pra mim que não entende porque as pessoas precisam de livros e eu finalmente pude conversar abertamente com alguém que me entendesse. Essa pessoa disse que não podemos perder tempo com livros, que há coisas muito mais importantes pra se resolver. Fiquei emocionado. Achei que somente eu que pensava assim. Livros!!! Perda de tempo total. Não precisamos de livros. Não temos tempo pra perder com eles, além de que todas as palavras escritas neles, podemos simplesmente ouvir em qualquer lugar, aprender de qualquer maneira, afinal são apenas letras e símbolos. Meu nome é Dins e agora estou confuso, pois fui traído. Traído por mim mesmo. Eu sabia que tinha algo errado e somente agora descobri.

Como são as coisas... depois desse lindo discurso tentando desconstruir a importância dos símbolos que compõem cada palavra deste texto maravilhoso que você acabou de ler, percebo que não deveria tê-lo feito. Afinal sou contra as palavras escritas e prometo a vocês que os próximos serão em Mp3.


SILVA, Edmilson R. Textos Sobre Assuntos Aleatórios, Mas Sem Importância Alguma. Edição Única. Kaloré: Liberdade, 2008.

Nenhum comentário: