sábado, 12 de abril de 2008

Pedido

O arrependimento é um sentimento muito triste e deprimente. O ditado diz que nos arrepender do que fazemos é melhor do que não fazer. Mas hoje não mais posso crer nesse dito. Vejo claramente que fiz tudo errado. Preferia mil vezes não ter feito. Posso compreender agora que não podemos perder as amizades que conquistamos gratuitamente e que só percebemos que nos faz falta quando as perdemos. Não há justificativas para um ato tão impensado. Impensado. Quando olho pra trás, entendo, agora, que não somos e não estamos sozinhos.

Nossa vida tem que ser construída sobre bases sólidas e essa base, pude constatar que só se edifica com fortes relações de amizade entre as pessoas. Sempre te admirei e isso se deu de forma natural. Tudo deu certo, tudo se encaixou. Eu joguei tudo fora e me sinto o pior dos homens. Ao mesmo tempo tenho que te agradecer, pois você me mostrou exatamente o que estava precisando ver. O mundo não gira em torno de mim e das minhas opiniões. As pessoas não vivem em função de mim.

Sempre tentei me policiar, confesso, mas foi preciso que eu perdesse a sua amizade para que eu fosse encontrar as respostas que eu buscava, e que sozinho não estava conseguindo encontrar. Acredite no que estou dizendo, você é muito importante pra mim e sei que vou precisar muito ainda da sua sabedoria e experiência. Mas isso não é tudo. Você me mostrou, mesmo sem palavras ou gestos, o caminho a ser seguido. E eu vou carregar pro resto da minha vida essa tão grande lição de humildade que você me ofereceu. Humildade hoje é uma palavra muito difícil pra mim, mas pude perceber finalmente, e a tempo, seu fiel significado.

Humildade pra mim, a partir de agora, significa paz. Paz de consciência, de coração. E é por essa paz, que eu perdi, que peço humildemente seu perdão. Você pode não me perdoar, por enquanto, eu entenderei, mas isso não vai me fazer desistir da nossa amizade. Um outro ditado diz que a amizade é como um cristal que quando trinca ou quebra não dá mais pra consertar. Mas se assim for, também não posso acreditar nesse dito. Farei tudo o que tiver ao meu alcance e o impossível pra reparar nossa amizade e não vou me contentar em perdê-la.

Você foi colocada em meu caminho e não foi por acaso, por isso pode ter certeza que não vou desperdiçar a chance que os deuses me deram pra consertar minha bússola ainda a tempo de mudar de rumo e encontrar o meu norte.


SILVA, Edmilson R. Textos Sobre Assuntos Aleatórios, Mas Sem Importância Alguma. Edição Única. Kaloré: Liberdade, 2008.

Nenhum comentário: