sábado, 12 de abril de 2008

Santa Ignorância

Ao entrar num estabelecimento de educação público, notei que os garotos eram bastante indisciplinados, então perguntei se eles nao gostavam da escola e de estudar e qual era o motivo do desinteresse.Um dos garotos me respondeu da seguinte forma: "Ah!!! Eu vou bagunçar mesmo, pois o colégio é público mesmo! Além do mais, sei que vou passar!!". Esse é apenas um exemplo da maneira de como o brasileiro trata o seu dinheiro, sem falar no problema pelo qual passa nosso sistema de educação.Bem, mas isso já é uma outra crítica.

Mal sabem nos nossos cidadãos brasileiros que eles teriam uma realidade diferente se soubessem pra onde realmente vai o seu dinheiro. A grande maioria da população ignora os seus direitos, seus deveres e isso, podemos primariamente, imputar a uma questão cultura, mas o certo é que no Brasil e principalmente em pequenas cidades as pessoas não dão a mínima importância a essas questões. Não sabem que no nosso país a carga tributária é exageradamente grande e que a tributação está disposta de maneira inversa, onde beneficia a classe de maior poder aquisitivo em detrimento da maioria trabalhadora.

As pessoas ao se ausentarem das questões públicas, tais como a do exemplo acima, ignoram que pagam imposto em tudo o que consomem. Ignoram que ao acender uma lâmpada, comprar cigarros, combustíveis, alimentos, etc., estão pagando uma alta porcentagem de impostos. Só pra exemplificar, ao comprar um pacote de arroz estamos pagando mais ou menos 40% de impostos e esta taxa varia de estado pra estado. Isso quer dizer que se o arroz custa R$ 6,00, o preço real é exatamente R$ 3,6 e o restante vai para os cofres públicos.

Sendo assim meus amigos cidadãos, o significado do termo público deveria ser revisto, passando a representar algo que pagamos e bem caro. Que grande idiotice é achar que o público é de graça!! Muitas pessoas acreditam realmente que a população não contribui em nada para a arrecadação, seja municipal, estadual ou nacional, a não ser o IPTU e alguns outros impostos. Há pessoas, pobres ignorantes, que crêem que a CPMF, só é cobrada dos ricos, pois pobre não tem conta corrente. Mas essas mesmas pessoas se esquecem dos inúmeros outros impostos que estão imbutidos nos produtos que consumimos.

Não vou listá-los aqui pra não tornar o texto mais chato ainda. Nos países da Europa e até mesmo em alguns países da América Latina a carga tributária se dá de maneira mais aguda na renda das pessoas. Já no nosso brasilsão, o consumidor final é quem paga a conta. Na França do final do século XVIII e início do XIX, o povo, ao se sentir explorado pelo sistema, rebelou-se, ocasionando uma grande revolução. Fazendo uma comparação entre a França ou até mesmo a Argentina, onde ocorreram movimentos populares por mudanças, e o Brasil de hoje, conclui-se que nós não sabemos a força que temos e talvez nunca saibamos. Enquanto isso os “poderosos” comemoram nossa ignorância.


SILVA, Edmilson R. Textos Sobre Assuntos Aleatórios, Mas Sem Importância Alguma. Edição Única. Kaloré: Liberdade, 2008.

Nenhum comentário: